Bagagem de mão: medidas, dúvidas, dicas e tudo que você queria saber nos voos nacionais e internacionais

Bagagem de mão é um tema que sempre levanta muitas dúvidas entre nossos leitores, especialmente com a fiscalização que as empresas começaram a fazer antes do embarque. Perguntas sobre o que pode levar na bagagem de mão da Azul, Gol, Itapemirim e Latam em voo nacional e internacional, qual tamanho da bagagem de mão permitido, se mochila é considerada bagagem de mão, entre muitas outras chegam quase todos os dias. Para facilitar a vida de nossos leitores, preparamos esse post especial com tudo o que você precisa saber e as respostas para as  principais dúvidas sobre bagagem de mão!

O que é bagagem de mão? 

A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa adquirida. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona em frente à sua, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque. Elas tem aproximadamente 55 cm de altura, 25 cm de largura e 35 cm de comprimento.

Bagagem de mão em voos nacionais

Em 2019 as companhias aéreas nacionais padronizaram e em todos os voos da Azul, Gol, Itapemirim e Latam você pode levar:

  • um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm

  • uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.

Bagagem de mão em voos internacionais

A regra de bagagem para voos internacionais da Azul, Latam e GOL segue a mesma de voos nacionais – mas caso você voe com companhias estrangeiras será preciso conferir quais são as medidas máximas da bagagem de mão adotadas, pois elas variam de empresa para empresa.

É importante ficar atento aos líquidos na bagagem de mão. Isso porque as restrições para o transporte de líquidos se aplicam também ao passageiro que, apesar de fazer um voo nacional, tenha uma conexão com embarque internacional.

Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem. Lembrando que a fiscalização costuma ser rigorosa com líquidos na bagagem de mão, então se você chegar em sua conexão para algum voo internacional com líquidos em frascos com mais de 100 ml, terá de jogar fora quando passar pelos raios-x.

Bagagem de mão na Azul

A Azul não faz mais parte da Abear, porém adotou as mesmas regras da associação das companhias aéreas: você pode levar uma mala de até 10kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela Azul.

Bagagem de mão na Latam

A Latam também faz parte da Abear cujas regras permitem levar uma mala de até 10kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela Latam.

Bagagem de mão na Gol

A ITA, a mais nova companhia aérea brasileira, se junta às demais empresas também com regras que permitem a todos os passageiros uma bagagem de mão de até 10 kg, com medidas 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Você também tem direito a levar um artigo pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma maleta para notebook ou uma bolsa de bebê, por exemplo.

Dicas para viajar com apenas uma mala de 10kg

Preparamos um video bem legal com várias dicas para você conseguir viajar levando apenas uma mala de 10kg.

Preparamos um video bem legal com várias dicas para você conseguir viajar levando apenas uma mala de 10kg.

Dúvidas sobre bagagem de mão
Pode levar bagagem de mão e mochila?
Pode levar bagagem de mão e mochila?

Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

O que pode levar na mochila dentro do avião?

A mochila é considerada bagagem de mão e também item pessoal – nada impede que você viaje somente com ela. Todos os seus documentos e objetos de valor devem ir com você na bagagem de mão do avião, nunca na bagagem despachada.

Qual o tamanho da mala de 10 kg?

Não há um padrão definido por lei para o tamanho das malas de bordo, que vão como bagagem de mão dentro do avião com você, por isso depende da companhia aérea. Atualmente as companhias brasileiras definiram que é permitido no máximo 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Pode levar guarda-chuva na mala de mão?

Você pode levar na mala de mão um guarda-chuva / sombrinha de bolso sem ponta. Guarda-sóis ou guarda-chuvas de grandes dimensões não são permitidos.

O que não posso levar na bagagem de mão?
O que não posso levar na bagagem de mão?

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares. Em caso de alguma dúvida específica, consulte a companhia. Em voos internacionais também há restrições a líquidos.

Como levar líquidos na bagagem de mão?

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

Em voos internacionais os líquidos precisam ser armazenados em frascos de até 100 ml, condicionados em uma embalagem plástica transparente, com sistema de abertura e fechamento. A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa.

Segundo a Anac, aerossóis e atomizadores não podem ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes e espuma de barbear). Porém, mesmo no caso de aerossóis de uso pessoal, eles somente podem ser levados na bagagem de mão na quantidade de até 4 frascos por pessoa, sendo que cada frasco deverá observar o limite de 300ml ou 300g.

Em geral, as companhias aéreas abrem exceções para medicamentos, alimentos infantis, entre outros. Consulte a companhia aérea para mais detalhes.

Pode levar remédio na bagagem de mão?

Sim, sempre dentro da embalagem original do medicamento. Os passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada (insulina, por exemplo) podem viajar tranquilamente, desde que tomem algumas medidas preventivas.

Apesar de não ser obrigatório, em viagens dentro do Brasil, é indicado levar uma prescrição médica, registrada no nome do viajante, constando os medicamentos desse tipo que estão sendo transportados. Já no exterior, com diferentes normas sanitárias, é recomendado que o passageiro leve consigo também uma versão em inglês da receita e, se possível, a nota fiscal dos medicamentos.