Experiências natalinas nos EUA variam de tradições culturais a celebrações tropicais e invernais
A árvore no Rockefeller Center é uma das principais atração para quem visita Nova York
O Natal nos Estados Unidos é marcado por uma variedade de experiências, que vão desde a famosa árvore de Natal no Rockefeller Center, em Nova York, até Papais Noeis surfistas e desfiles de barcos iluminados.
"Se você procura um destino aconchegante para o inverno, excelentes opções de compras, atrações culturais como shows ou o clássico ‘O Quebra-Nozes’, e até mesmo um Natal ensolarado e quente, nós temos tudo isso", afirma Fred Dixon, presidente e CEO do Brand USA, organização de marketing de destinos dos Estados Unidos.
Nordeste: Nova York, Washington DC, Virginia, Vermont e Pensilvânia
A árvore no Rockefeller Center é uma das principais atração para quem visita Nova York durante as festas de fim de ano. Outros destaques da cidade incluem as vitrines de lojas como Macy’s, Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman; o presépio barroco napolitano do Metropolitan Museum of Art; a tradicional apresentação de O Quebra-Nozes, pelo New York City Ballet; e o Christmas Spectacular com as Radio City Rockettes. Para quem prefere as comprinhas, há mercados de Natal no Bryant Park, Union Square e Grand Central. Para celebrar o Hanukkah, uma menorá será acesa na Fifth Avenue, na 59th Street, durante as oito noites do festival, a partir de 25 de dezembro.
As atrações de Washington, D.C., incluem a Árvore de Natal Nacional e a Menorá Nacional, ambas iluminadas na Elipse da Casa Branca, além da árvore no gramado de Capitólio. O ZooLights, no Zoológico Nacional, e o Jardim Botânico dos EUA, que exibe modelos de trens e milhares de plantas natalinas, são considerados um bom programa. Para quem adora fazer compras, o DowntownDC Holiday Market, localizado ao lado do Smithsonian American Art Museum, e o DC Holiday Market, no Dupont Circle, oferecem uma grande variedade de produtos artesanais e festivos.
Em Colonial Williamsburg, na Virginia, a temporada de Natal ganha vida com passeios históricos, teatro de rua, concertos, workshops de artesanato e menus especiais, todos inspirados nas tradições natalinas. Próximo do local, o Busch Gardens Christmas Town encanta os visitantes com uma das maiores exibições de luzes de Natal da América do Norte, além de shows, o Santa’s Fireside Feast e diversas opções de compras para a temporada.
Em Vermont, cidades como Woodstock, Manchester, Grafton e Stowe oferecem atividades como esqui, trenó, caminhadas na neve e relaxamento em frente à lareira. Bethlehem, na Pensilvânia, conhecida como "Cidade do Natal", destaca-se por passeios guiados, a estrela de 28 metros no topo da montanha e mercados natalinos.
Centro-Oeste: Indiana, Ohio, Chicago e Minnesota
Em Columbus, Ohio, a German Village apresenta um mercado de estilo europeu
Na cidade de Santa Claus, Indiana, as atividades incluem decoração de biscoitos, fogueiras e compras temáticas. Indianápolis oferece a exposição Winterlights e o Athenaeum Christkindlmarkt.
Em Columbus, Ohio, a German Village apresenta um mercado de estilo europeu e a Nutcracker Village em Steubenville exibe quebra-nozes em tamanho real e uma coleção de presépios. Em Chicago, Illinois, atrações incluem a Magnificent Mile, o Christkindlmarkt, a Skating Ribbon e exibições de luzes em locais como o Lincoln Park Zoo.
Minnesota oferece o festival Holidazzle, além de eventos no Mall of America e o Bentleyville Tour of Lights em Duluth, com possibilidades de avistar a aurora boreal.
Sul e Sudeste: Nova Orleans, Carolina do Norte, Flórida
Cocoa Beach é famosa pelos Papais Noéis surfistas
Em Nova Orleans, a temporada inclui o NOLA ChristmasFest, exibições de luzes no City Park, concertos na Catedral de St. Louis e fogueiras ao longo do Rio Mississippi. Asheville, na Carolina do Norte, apresenta o Natal no Biltmore Estate, com eventos inspirados no primeiro Natal de 1895 no local.
Na Flórida, eventos como o Nights of Lights em St. Augustine, festivais em Miami e desfiles de barcos de Natal em Fort Lauderdale e Jupiter são tradicionais. Cocoa Beach é famosa pelos Papais Noéis surfistas, e Orlando tem eventos natalinos em parques temáticos.
Oeste, Noroeste e Sudoeste: Colorado, Novo México, Califórnia, Oregon, Las Vegas, Havaí e Porto Rico
No Oregon, aproveite o Portland’s Holiday Brew Fest para os amantes de cerveja
No Colorado, o Mile High Drone Show de Denver ilumina o céu por 40 noites a partir de 22 de novembro. Outras exibições de luzes podem ser encontradas no Denver Botanic Gardens, Denver Zoo, Elitch Gardens, Cherry Creek North e no centro da cidade.
No Novo México, o Luminaria Tour de Albuquerque exibe lanternas de papel iluminando praças e caminhos, uma tradição local. Em Santa Fé, visite o Winter Spanish Market e, em Carlsbad, embarque em um passeio de barco pelo Rio Pecos, iluminado por milhões de luzes. Em Taos Pueblo, a véspera de Natal é comemorada com fogueiras, a Procissão da Virgem e salvas de rifles nas antigas habitações.
O Natal na Califórnia inclui o Newport Beach Christmas Boat Parade, de 18 a 22 de dezembro, além do Festival das Luzes no Mission Inn de Riverside. Em Los Angeles, veja a árvore no The Grove, as luzes na Rodeo Drive, a pista de gelo da Pershing Square e o Hollywood Christmas Parade de 1º de dezembro. O Bob Baker Marionette Theater encena "O Quebra-Nozes" com fantoches desde 1969, enquanto o Walt Disney Concert Hall sedia concertos de Natal, um coral e exibições do filme "Esqueceram de Mim" acompanhado por uma orquestra ao vivo.
No Universal Studios Hollywood, o espírito natalino invade o Wizarding World of Harry Potter, Super Nintendo World e o Grinchmas em Whoville. Já a Disney oferece o Christmas Fantasy Parade, pingentes de gelo no Castelo da Bela Adormecida e luzes de fim de ano no It's a Small World.
No Oregon, aproveite o Portland’s Holiday Brew Fest para os amantes de cerveja, o Victorian Christmas Open Houses, em Florence, e o desfile de caiaques, canoas e pranchas de remo decorados no canal de Bend. Para quem busca aventuras ao ar livre, há opções como caça às trufas, caminhadas na neve e observação de águias.
O Bellagio Conservatory reinventa suas exibições florais para o inverno
As luzes de Natal de Las Vegas, Nevada, brilham ainda mais nesta época do ano. O Las Vegas Motor Speedway sedia o show Glittering Lights, enquanto o Enchant Las Vegas oferece um labirinto de luzes e uma caça ao tesouro de Natal. Em Henderson, o M Resort apresenta o Candy Rush, um show de luzes animado em formato drive-through. O Bellagio Conservatory reinventa suas exibições florais para o inverno, enquanto suas famosas fontes dançam ao som de música de Natal, e o Fontainebleau transforma seu deck de piscina em uma pista de gelo.
O Havaí adiciona um toque tropical ao Natal com luaus festivos, shows de hula e Papai Noel chegando de canoa. Os resorts de praia se vestem para a temporada, e é também uma ótima época para a observação de baleias.
Porto Rico tem a temporada de férias mais longa dos EUA, começando com exibições de luzes de Natal em praças da cidade por toda a ilha e os serviços especiais de Missa de Aguinaldo nas igrejas, de 16 a 24 de dezembro. As festividades continuam com o Dia dos Três Reis, em 6 de janeiro, e o Festival de San Sebastian, de 16 a 20 de janeiro.
Fonte: Panrotas
Comments