Viajantes podem economizar com reembolso de 21% no IVA em serviços de hospedagem e compras no país
Para ter acesso ao desconto na hospedagem, o viajante precisa comprovar residência no exterior por meio de passaporte ou documento de identidade
A Argentina frisou que os turistas que visitarem o país já têm acesso ao benefício financeiro que inclui o reembolso do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em serviços de hospedagem e na compra de produtos nacionais. A alíquota, de 21%, é automaticamente descontada para aqueles que atendem aos requisitos.Para ter acesso ao desconto na hospedagem, o viajante precisa comprovar residência no exterior por meio de passaporte ou documento de identidade, e realizar o pagamento com cartão de crédito emitido fora da Argentina ou via transferência bancária internacional.
A medida é válida para hospedagens que vão de hotéis a hostels e pousadas registrados, excluindo plataformas de aluguel como o Airbnb.
Reembolso nas compras
Viajantes que adquirirem produtos de fabricação nacional em estabelecimentos cadastrados no sistema de reembolso da Global Blue também têm direito ao reembolso do IVA. Para isso, devem apresentar documento de identidade no momento da compra, juntamente com o recibo emitido pela Direção Nacional de Migração.
Posteriormente, o comerciante entrega ao turista, juntamente com o comprovante da compra (fatura tipo B), um cheque de reembolso. Ao sair do país, o turista deve apresentar o cheque e a mercadoria comprada na alfândega. Após a verificação alfandegária, o viajante deve dirigir-se ao estande ou caixa de correio da empresa Global Blue no aeroporto ou ponto de partida do país.
O processo é concluído ao apresentar a mercadoria e o comprovante de reembolso na alfândega, seguido de validação pela Global Blue no aeroporto ou ponto de partida do país. O reembolso pode ser feito em dinheiro, crédito no cartão ou transferência, com desconto da comissão do prestador.
Fonte: Panrotas
Comments